Olá, produtor de cinema ou escritor! Você está sem dinheiro, sem sucesso, sem comida; e precisa desesperadamente lançar um best-seller?
Nós temos a solução para os seus problemas!
Crie um fenômeno adolescente, baseado nas instruções abaixo e a fortuna está garantida!
SUCESSO PARA LIVROS
1 - Faça um personagem com algo de estranho ou diferente. Ele pode ter superpoderes, pode ser um vampiro, pode ser um emo, pode ter algum segredo super secreto, enfim.
2 - Faça esse personagem ser incompreendido e sozinho. Por causa desse seu jeito diferente, ele é obrigado a ficar isolado e isso faz com que ele tenha um ar todo melancólico.
3 - Crie o seu protagonista. Ele, obviamente e previsivelmente e por algum motivo, vai se interessar pelo outro personagem estranho.
4 - Eles não podem ficar juntos por causa do motivo da estranheza do personagem estranho.
5 - Eles sofrem com isso e a história se constrói em volta disso.
Simples, não?
Exemplos de sucessos com personagens estranhos: Crepúsculo e todos os que vem depois.
SUCESSO PARA FILMES
1 - A história vai se passar, preferencialmente, numa típica escola de 2º grau americana, onde negros, nerds, patricinhas e etc se dão magicamente bem; com uma condição: os grupos não podem se misturar.
2 - Os personagens principais serão dois adolescentes puros, ingênuos, virgens e de grupos diferentes.
3 - Eles não podem ficar juntos por causa da separação de grupos.
4 - Eles sofrem com isso e a história se contrói em volta disso.
Simples, não?
Exemplos de sucessos com separação de grupos: High School Musical.
(clichê? Imagine. Uma paródia ÓTIMA sobre esses clichês: "Não é Mais um Besteirol Americano")
Isso tudo foi pra dizer que; a técnica hoje para se construir sucessos adolescentes é: personagens estranhos, amores impossíveis e pureza.
É isso que a geração de hoje quer. Um mundo que gira em torno do amor, onde não há conflitos maiores, nem problemas com drogas ou bebidas ou sexo, nem crises existenciais. Apesar de todos esses problemas serem coisas comuns para um adolescente de 15 ou 16 anos.
Já escutei todo tipo de crítica por causa desse meu ponto de vista. Já escutei também que sou muito revoltada, e que eu tinha que ver mais filmes idiotas.
Prefiro ser revoltada a ignorante.