domingo, 3 de fevereiro de 2013

medos e expectativas

Como eu sou partidária da ideia de que escrever é organizar o pensamento, este post que escrevo agora é com tal propósito.

Venho tentando definir o que exatamente sinto, agora que o colegial acabou e eu passei na faculdade... na verdade, eu não consigo definir sequer o que senti quando vi "você foi convocada para a 1ª matrícula" na página dos três vestibulares que prestei. É que, entendam, eu não sou a pessoa mais autoconfiante do mundo, na verdade, tendo a desvalorizar muito minhas conquistas, então ter conseguido tudo o que eu queria foi uma experiência muito interessante. Tirei um peso enorme das minhas costas (o medo de não passar e de decepcionar muita, mas MUITA gente). E eu ainda não consegui digerir o fato de que não vou mais precisar decorar fórmulas, nomes de tecidos vegetais, funções de neurotransmissores, saber quais sais precipitam e quais se dissolvem, se um conjunto de equações é possível, impossível ou possível indeterminado, qual o relevo predominante no Brasil, em que ano aconteceu a crise dos mísseis de cuba, qual a origem da relação de suserania e vassalagem, qual o sentido do vetor velocidade em uma chapa eletrizada, qual a direção e o sentido da força resultante... ocupei minha cabeça com tudo isso durante tanto tempo que agora parece estranho eu não precisar mais saber de nada disso. Parece estranha a ideia de que, nos próximos 5 anos, eu vou estudar (com algumas exceções) algo de que gosto. É claro que vou sentir falta de algumas coisas, mas a vida é feita de escolhas.
É claro que também tenho alguns receios. Tenho medo (e uma pequena certeza que tento reprimir) de que não vou ter tempo pra ler coisas por fora dos estudos. Tenho medo de não gostar (e de descobrir que aquilo não é pra mim). Tenho medo de não fazer amigos (porque, bem. empiricamente falando...). Tenho medo de não me adaptar. Tenho medo de não ser bem-sucedida (porque uma coisa é tirar notas altas no colegial... na faculdade é outra história...). Tenho medo de me perder no meio do curso. Tenho TANTO medo de ser rejeitada, de não me enturmar, de ficar num canto da sala até 2017...
Mas também tenho expectativas. Quero entrar num grupo de estudos/pesquisa, quero fazer minha iniciação científica, quero ter a melhor formação possível e vou me esforçar ao máximo pra, desde o primeiro ano, direcionar-me pra área de que gosto (filosofia do direito)... fazer amigos, encontrar minha turma... livrar-me da sombra de algumas pessoas que me acompanham desde o primeiro colegial... livrar-me da imagem que foi formada de mim (imagem que não tive chance de construir nem desfazer) e que não me representa nem um pouco... basicamente, tenho a expectativa de começar do zero. Em tudo.

Parei de escrever por alguns minutos pra olhar as flores que minha mãe comprou pra mim por eu ter passado na USP. E percebi o quanto eu não teria conseguido nada do que eu consegui se não fosse minha família (pai, mãe e irmão) me aturando. Gente, eu surtei muito em 2012. Eu estudei demais, me desgastei muito mais do que precisava - e é claro que eu descontava em quem estava mais perto.
Entre gastrites e ataques de ansiedade, entre muitas cartelas de dorflex e vidrinhos de Rescue, entre frutas e pães com geleia, entre doces da cantina e comida japonesa do mercadão passou-se meu ano do terceiro colegial. (De longe, o colegial com certeza assume o primeiro lugar do meu ranking "piores momentos da minha vida", mas meu terceiro colegial foi bem agradável, até)
Além de minha família, tenho muito a agradecer a meus amigos (dentre os quais destaco minha futura estilista favorita, Paolla Machado, companheiríssima durante o ano inteiro, dividindo comigo experiências, frustrações, expectativas, medos, ansiedades, remédios, reflexões, raivas, surtos, almoços, livros de estudo, lágrimas, o peso na consciência de passar tardes sem fazer nada e, o mais importante, foi uma das pessoas que, apesar do intenso bullying, me fez acreditar em mim mesma e no meu potencial de atingir o que eu quisesse), e, é claro, meus professores (especialmente alguns de exatas, que tiveram paciência infinita pra tirar todas as minhas dúvidas, e os de língua portuguesa, que sempre tiveram papel fundamental em minha formação).
Tenho a agradecer também a alguns lovely strangers que comentam aqui de vez em quando em anônimo e sempre fazem meu dia feliz.

Não quero me gabar, juro, não quero ser pedante, só estou escrevendo aqui para dividir com meus leitores (por eu não poder ver seus rostos, sinto-me estranhamente mais confortável) meus pensamentos e minhas conquistas - e elas são três aprovações em Direito (UFRJ, UNESP e USP/RP). Respondendo a um anônimo, vou cursar USP aqui em Ribeirão, sim.

E eis que começa uma nova fase da minha vida. A partir do dia 18 (dia da matrícula), shit will get real.

Desejem-me sorte. Beijos, que a força esteja com vocês, vivam longa e prosperamente.

6 comentários:

Paolla Muglia disse...

Tenho muito orgulho de ter ver alcançando o seus objetivos depois de tanto esforço. Você sabe que tem grande participação na conquista dos meus também, me ajudou muito tanto nos estudos e também como amiga. Bom, é uma honra ser mencionada no seu blog ainda mais como futura estilista favorita! Afinal você é uma pessoa de muito bom gosto, e por ser assim nao vai ficar no canto da sala até 2017. E que as pessoas vejam, como eu pude ver, que há mais em você do que a imagem que fizeram no seu colegial. Bom, aproveite suas ferias e escreva bastante aqui no seu blog! De repente vc pisca e ja começam suas aulas! Divirta-se! =) Toda sorte do mundo pra você nessa nova fase Bruckz!

Anônimo disse...

Poxa vida, amei esse post, juro!

Nunca pensei que fosse escrever de si mesma sabe e acho q deveria fazer isso mais vezes. Eu acho bacana ler as histórias de alguns blog's, mas acho mais bacana ainda quando a pessoa conta dela, do seu dia-a-dia, etc. Faça mais isso =)

Não te conheço pessoalmente, apenas "descobri" seu Blog e acho q vc deve ser uma pessoa mto bacana, de princípios (oq cá entre nós é mto difícil hj em dia).

Boa sorte nessa fase!

Anônimo disse...

Se vc é de Ribeirão, pq acabou prestando UFRJ? Iria pra lá se tivesse passado somente lá? Num teria medo do Rio, etc.? e a UNESP é de onde? Qual campus?

Anônimo disse...

vc tinha twitter e form né, pq deletou? faz de novo...

Anônimo disse...

Adorei seu post menina :)

Parabéns e boa sorte!

bruckz disse...

eu não prestei UFRJ, prestei o ENEM, e coloquei UFRJ no SiSU depois de fazer umas pesquisas e chegar à conclusão de que o curso de Direito lá é melhor do que os das faculdades mais próximas a Ribeirão. Não sei se teria ido pra lá, mas não tenho medo do Rio, ao contrário, sou apaixonada por aquela cidade. a UNESP fica em Franca.

sim, tinha twitter, enchi o saco. sim, tinha formspring e não vou fazer de novo de jeito NENHUM porque aquilo só era usado pra haters ficarem me enchendo o saco hahahahahahah

perguntas respondidas?