quinta-feira, 30 de julho de 2009

Estupidez

Faz alguns dias que eu comecei a ler "Como me tornei Estúpido". Eu não achava que ia gostar tanto e me interessar tanto sobre o livro, mas tenho refletido bastante sobre as coisas lá escritas.
O protagonista se cham Antoine, e seu grande "problema", na visão dele, é que ele é inteligente, e por isso não se encaixa de forma alguma na sociedade. Ele está cansado de ser infeliz, então resolve tomar uma atitude: se tornar estúpido.
Sim. Se tornar estúpido. E essa atitude, olhando pelo lado de Antoine, não é nada estúpida. Pessoas estúpidas existem em abundância na sociedade. Já pessoas inteligentes e cultas são muito difíceis de serem encontradas.
Por exemplo; a primeira tentativa de Antoine é: se tornar alcoólatra. Pois alcoólatras são compreendidos pela sociedade. Eles frequentam grupos de apoio, têm amigos, iguais. Resumindo, eles têm um lugar na sociedade.

Antoine acha que ser inteligente é um problema. As pessoas o invejam e têm raiva dele por ele possuir um cérebro mais desenvolvido. Ele vive triste, mas não consegue identificar o problema. Por isso resolve se tornar estúpido. Um alcoólatra, como já citei, tem problemas com álcool. Um anêmico tem problemas na saúde, e alguém com depressão tem problemas psicológicos - ou seja, o problema é claramente especificado (e tratado, diga-se de passagem).

O livro é recente, retrata a sociedade atual. Mas que sociedade é essa que integra melhor bêbados do que "nerds"? Talvez por inveja? É a razão mais lógica, pois é como dizem por aí: nerd de outrora, rico de agora.

Nenhum comentário: