terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fantasma da Ópera

Há tempos venho adiando cada vez mais essa postagem... agora vai ser mais difícil do que nunca escrever algo sintético, porque tenho idéias demas na cabeça. Vejamos.

O grande conflito da ópera é o conflito interno vivido por Christine: a indecisão entre Raoul, um amigo e antigo amor de infância (que representa a inocência, a ingenuidade) e o Fantasma (que represena o lado carnal, o desejo). O Fantasma, durante toda a vida de Christine, a fez acreditar que ele era o seu "Anjo da Música" (um anjo que supostamente seria enviado pelo pai de Christine, que morrera quando ela inda era criança). O Fantasma mostra para Christine o seu mundo, o mundo da música, da noite, o sexo; tudo isso em uma música: The Music of the Night (A música da Noite). Apesar desse lado carnal, o Fantasma também se apaixona por Christine, e tem planos de fazê-la se casar com ele.

O Fantasma é um homem com metade do rosto deformado desde nascença, o que fez com que sua mãe o rejeitasse, e consequentemente ele foi parar em um circo cigano, sendo a principal atração: "O Filho do Diabo". Desde pequeno ridicularizado por todos, o Fantasma não conhece compaixão. O seu primeiro presente foi uma máscara, para cobrir sua deformidade. Ele também, apesar de amar Christine e querer o seu bem, acaba fazendo da vida dela (e dos outros) um inferno, porque ele a quer para si. A possessividade, o controle, mas também o carinho e o cuidado são características marcantes desse personagem cheio de faces.

A simbologia mais bonita é a máscara do Fantasma. Pois de um lado, ele é um homem bonito e sedutor, de outro, uma gárgula. Em um momento da ópera, Christine diz que não é a sa deformidade que a assusta, e sim o interior - pois o Fantasma não tem compaixão com o mundo, já que o mundo não a teve com ele. Esse é um dos motivos pelos quais Christine não o escolhe - ela se decepciona com os atos do Fantasma, que no começo se revela um (o Anjo da Música) e no final revela sua verdadeira face (o Fantasma da Ópera).
A música que marca o enredo é a "All I Ask of You", na qual Christine concretiza sua escolha, e o Fantasma demonstra a dor que sente, a decepção; pois tudo o que Raoul canta para Christine, ele também sente.

É uma ópera maravilhosa, a minha preferida. A cada vez que assisto descubro uma simbologia nova.

"Anywhere you go, let me go too. Christine, that's all I ask of you."

Nenhum comentário: