segunda-feira, 27 de abril de 2009

Juno

(Juno calls Leah)
Leah: yo, yo, yoigaddy yo.
Juno: i'm pregnant.
Leah: what? honest to blog?
Juno: yeah. it's Bleeker's.
Leah: it's probably just a food baby. did you have a big lunch?
Juno: this is not a food baby, all right? i've taken like three pregnancy tests, and i'm forshizz up the spout.
Leah: how did you even generate enough pee for three pregnancy tests?


a personalidade irônica, inteligente e sarcástica consigo mesma me lembra muito a minha.
Durante essa cena, Juno não se mostra transtornada em momento algum, preocupada sim, mas seu rosto, sua expressão não aparenta isso. Ela sabe a dimensão do problema em que se envolveu, mas tenta esconder isso. Já sua amiga Leah contrasta com a personalidade forte de Juno. Leah é uma líder de torcida boba, que gosta de professores, e está mais preocupada com besteiras (como 'como foi possível produzir urina o suficiente pra três testes de gravidez'). Como uma adolescente... não-diferenciada (pra não falar 'normal').
Apesar de Leah ser muito diferente de Juno, elas não se desgrudam e Leah não abandona Juno em sua gravidez (ou em momento algum). Isso é amizade.
Amizades baseadas em contas bancárias, sobrenomes ou conveniências não duram. Amizade é mais do que só falar ao telefone e ir em pontos de encontro com a pessoa. Amizade é você poder ligar para a pessoa, no meio da noite, para falar a maior besteira ou um problema terrível, mas ter a certeza de que a pessoa vai te escutar, amparar e ajudar.
Amizade é você sentir prazer em dividir um chiclete com seu amigo, é você gostar de ir à escola só porque será um dia a mais pra rir ao lado do amigo, é ter piadas internas, é uma risada baseada em olhares, caretas e cutucões.

Sugiro que tirem o dia hoje para refletir sobre quem são seus amigos de verdade.
Também sugiro que assistam Juno.
E esse meu texto é dedicado à minha melhor amiga, a Jones mais estúpida que eu já conheci, Cacá.