quinta-feira, 12 de agosto de 2010

impressões - Oxford

Oxford
Se eu disse que a arquitetura de Londres é linda, então não possuo vocabulário extenso o suficiente pra definir Oxford. De verdade. Parece um exagero, sim, mas é que... As Igrejas, as bibliotecas, os campos, as ruas, os bancos, os postes, os monumentos, as Igrejas de novo, a universidade em si. Cada pedaço mais bonito que o outro. Digamos, inicialmente, que só de visitar a cidade me deu vontade de estudar lá.
O meu grupo fez um walking tour pela cidade, vimos alguns principais pontos - Christ Church, Alice's Shop, o College, a biblioteca reservada aos alunos apenas - e depois tivemos algumas horas livre. O que eu fiz? Visitei a Christ Church.
Obviamente, a primeira coisa que se pensa ao se adentrar a Christ Church é: Harry Potter. E faz sentido, pois o local foi usado para as filmagens dos filmes. Eu tenho um lado que adora coisas mágicas, sempre fui muito fã de Harry Potter, então não posso descrever como me senti ao andar naqueles corredores, imaginando três bruxinhos andando rápido e mirabolando; não posso descrever o brilho nos meus olhos quando vi aquele pátio, fiquei com cãibra no rosto de tanto sorrir quando entrei na sala de jantar...
Andando (bem devagar, por sinal) pela universidade, eu não queria perder um detalhe. Olhava cuidadosamente para os detalhes da arquitetura no teto: as abóbadas de nervura, uma característica do estilo gótico, é muito bem trabalhada no college. Os pilares, as escadas, o corrimão, as janelas... A Igreja; o teto da Igreja é tão alto que por alguns instantes eu cheguei a entender o porquê de o homem da idade média ter sido tão religioso. Você se sente pequeno, insignificante e feio! Por mais simples que a Igreja seja por dentro; é tão grande, e tão alto, os seus pequenos passos ecoam pelo salão inteiro... Eu senti isso sem nem ter entrado na Igreja porque um casamento de um escocês (?) estava em andamento lá dentro. Mas enfim.
Deve ser fantástico estudar em Oxford. Uma universidade ótima, prédios maravilhosos, situados numa cidade tão bonita e boa quanto. Ter acesso a todas aquelas bibliotecas, imensas, cheias de livros, de histórias, de cultura... Eu tenho de voltar lá um dia. Pra estudar, quem sabe?
Finalizarei o texto com um suspiro, Ah!, Oxford, reticências...

Nenhum comentário: