sábado, 14 de agosto de 2010

Swanage...

Swanage. Dez mil habitantes, fica a 3h3omin de Londres, turística, litorânea. Cidade onde moram pessoas com mais de sessenta anos ou menos de cinco, o comércio fecha às seis e meia da tarde e a praia te dá delírios de tão linda.
Quando andamos (meu grupo e eu) pela primeira vez, por Swanage, não gostamos da cidade. Muito pequena, nada pra fazer, muito pequena, muito vento, nada pra fazer... No fim da primeira semana já tínhamos explorado a cidade inteira, já éramos conhecidos no supermercado (por comprarmos comida lá todos os dias), já sabiam o que queríamos quando íamos ao único restaurante de fast food.
Mas com o tempo, começamos a perceber o quão pacífica, bonita e virtualmente perfeita Swanage é... Não para se morar (para alguém da nossa idade deve ser realmente entediante), mas... Não sei explicar. Eu tinha uma sensação de paz e liberdade toda vez que transitava da escola pra praia e da praia para a casa em que eu dormia. Sentia-me independente de andar com meus amigos totalmente livre, entrávamos onde queríamos, pagávamos nossas contas... Fomos muitas vezes à praia só pra apreciar a paisagem, brincar de quicar pedrinhas no mar. Fui a vários pubs, ouvi muito jazz, blues, bolero, até bossa nova (acreditam?, não toca bossa nova nas rádios daqui, mas toca em pubs lá).
Era tanto vento, tanto sol, tanta subida, tanta descida. Tanta magia...
Eu me apaixonei pelo lugar. Criei um carinho imenso por lá. Eu estou tentando, mas não consigo escrever aqui o que eu sentia quando andava por lá com meus amigos. No final da segunda semana, eu já sabia todos os caminhos, nomes de ruas, nomes de lojas, já tinha apelidado funcionários dos lugares que eu mais frequentava, já tinha comprado muita coisa, já tinha rodado aquela cidade inteira - e algo ainda me chamava ao centro e à praia todos os dias no final da tarde. Aquela cidade me lembra uma vila que aparece no filme "Peixe Grande", porque à noite era iluminada com várias luzinhas coloridas...
Indo pra praia, eu sentia aquele vento frio batendo no meu rosto e eu pensava, "eu tenho dinheiro suficiente pra comer no Wimpy hoje?". Não tinha preocupações com assalto, com voltar pra casa depois de anoitecer, com ficar sozinha -tudo estava bem, perfeitamente bem.
Swanage. Dez mil habitantes. O lugar perfeito para se nascer e se descansar em paz. O lugar perfeito pra se deitar na grama e ouvir o jazz que toca no pub mais próximo. O lugar perfeito pra se passar o mês perfeito de uma viagem perfeita.
Ah, Swanage, suspiros, olhos perdidos no tempo e no espaço, reticências...

Um comentário:

Luna Moraes disse...

saudades, saudades e mais saudades. estou no lugar errado!