terça-feira, 6 de outubro de 2009

coragem

Ouvimos tanto falar disso. Do conceito. De "ser corajoso". Mas, afinal, existe um conceito só de coragem?

Eu acho que não. Ao meu ver, ser corajoso é prosseguir com algo até o fim. É encarar seus medos. Todos. Inclusive o medo de não conseguir continuar. Coragem é não ter medo de se machucar, de se decepcionar, e se entregar de cabeça, de corpo, de alma. Coragem é mudar o visual sem medo de críticas. Coragem é aguentar de cabeça erguida toda a negatividade, toda a intriga da oposição, tudo o que vem contra você.

Veja bem, coragem é diferente de falta de juízo. Você não tem juízo a partir do ponto que sabe das consequências, consequências ruins e que te prejudicariam, e segue em frente. Ser corajoso é ser também racional. É não agir impulsivamente e irresponsavelmente. Aquele que não tem juízo age de acordo com seus impulsos e vontades do momento. Isso não é coragem. É estupidez.

Eu me pergunto até que ponto eu sou estúpida ou corajosa. Porque sei bem que me jogo de cabeça em praticamente todos os aspectos da minha vida, mas acho que meu sensor que indica "coragem" ou "estupidez" está (ou é) meio desregulado. Lanço aqui uma reflexão: quando é que NÓS sabemos o que PARA NÓS é estupidez ou coragem?

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca, eu sempre faço banalidades e idiotices achando que são atos heroicos e corajosos. Mas o que seriamos de nós se não errássemos?

vmbsf disse...

Coragem é a capacidade de enfrentar obstáculos que se interpõem, tentar transpô-los, resolvê-los e ir até o fim, mesmo que este não seja agradável. Errar faz parte do processo, mas não a torna menos corajosa por isso.
A coragem e a garra sempre fizeram parte de você,e você luta sim,e,prossegue até alcançar o que almeja.
Você sabe, de gente , eu entendo.